terça-feira, 28 de setembro de 2010

Marketing nos Produtos Direcionados às Crianças!!


Uma pesquisa feita com 152 alunos matriculados no ensino fundamental I de uma escola da rede privada da cidade de Taubaté, São Paulo demostrou que a cor e a marca foram os elementos das embalagens de salgadinho e biscoito doce recheado mais lembrado por estes estudantes.
O trabalho avaliou as embalagens para identificar as estratégias de comunicação presentes nelas e avaliou a memória visual das crianças em relação a essas estratégias.

As crianças desenharam uma embalagem de salgadinho e de biscoito recheado que se lembrava, independentemente se elas consumiram recentemente os produtos ou se nunca os consumiram alguma vez. Por intermédio dos desenhos foram identificadas as marcas citadas pelos alunos e categorizados os componentes de marketing presentes nas embalagens.

Foi observado que, em relação à memória visual das embalagens de salgadinho, os componentes que apareceram com maior frequência nos desenhos foram marca (54,6%), imagem do produto (45,4%) e personagem (27,0%) e as cores mais utilizadas foram vermelhos (36,8%), azul (30,3%) e amarelo (22,4%). Para o biscoito doce recheado, apareceram com maior frequência marca (62,5%), personagem (30,9%), imagem do biscoito (25,0%) e sabor (15,8%) e as cores mais utilizadas foram azul (36,8%) e marrom (26,3%).

As cores identificadas pelas crianças, tanto para salgadinho, como para biscoito recheado condizem com os produtos comercializados. Todas as embalagens de salgadinho apresentavam a imagem do produto e 53,8% possuíam o personagem que representa a marca, para o biscoito, em 54,5% das embalagens havia presença de personagem.

Sendo assim, a indústria pode utilizar estratégias de comunicação em seus produtos, como personagens e brindes, para que a imagem desses e as suas marcas fiquem gravados na memória da criança. A marca está presente em todas as ferramentas de marketing utilizadas para comunicação do produto. Logo, é natural que a criança acabe se lembrando dela. 

Pode-se utilizar disto para propagandas de alimentos saudáveis e não somente dos alimentos chamados de  “Junk food” (comida Lixo, como salgadinhos, refrigerantes, entre outros alimentos com alto teor calórico, mas com níveis reduzidos de nutrientes)!

Nenhum comentário:

Postar um comentário